Pular para o conteúdo principal
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AS ESCOLAS DA REGIÃO BRAGANTINA




Larissa Thátia e Michelle Pinheiro

A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica que por sua vez vai exigir o entendimento e interpretação de tecnologia. Não podemos deixar de notar que a atual geração de estudantes já nasceram conectados. No entanto, como podemos utilizar as tecnologias para melhorar o desenvolvimento das atividades em sala de aula? Algumas pesquisas confirmam que a utilização, dessas tecnologias facilita a aprendizagem escolar, além de auxiliar o professor nas atividades realizadas em sala de aula.
A educação tecnológica pode transformar assuntos mais complexos em didáticos e de fácil compreensão, apenas acessando, por exemplo, páginas que exemplificam o que está sendo ensinado. A absorção das novas tecnologias nas aulas poderá ainda aumentar a participação, a criatividade e a pro-atividade.
Considerando que a educação é uma pratica social não podemos ignorar os avanços tecnológicos que ocorreram nas últimas décadas, portanto, a tecnologia caracteriza-se, de uma maneira geral, segundo Grinspun (2009; p. 75) “como um conjunto de conhecimento, informações e habilidades que proveem de uma inovação ou invenção cientifica, que se operacionaliza através de diferentes métodos e técnicas e que é utilizado na produção e consumo de bens e de serviços”, ou seja, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo, no sentido de promover ações que contribuam para gerar novos conhecimentos e evitar que estudantes sejam meros consumidores ou façam o uso equivocado desses instrumentos. Portanto o que vemos é que a evolução tecnológica acaba formando uma cultura, onde o uso da mesma é insubstituível.
Quanto à realidade da sociedade bragantina é notória a falta de recursos tecnológicos suficientes para a demanda de alunos, que em sua maioria são máquinas que precisam de manutenção, porém ainda não há a devida assistência a esses equipamentos, que muito poderiam contribuir para o aprendizado dos alunos nas escolas. Então, como podemos utilizar esses recursos tecnológicos na escola, partindo dessa realidade?
Através do compartilhamento de informações, saberes e opiniões, gerando o que ficou conhecido como inteligência coletiva. O pensador francês Pierre Lévy corrobora dizendo que: “A inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real que resulta em uma mobilização efetiva das competências”, ou seja, é necessário que os professores aprendam não somente a técnica da informática, mas também socializar seus saberes através da interdisciplinaridade, promovendo o conhecimento, através de Criações de blogs, socialização de sites de pesquisas, produção de textos digitais que além de tornar o aluno critico aprendam a produzir inteligência coletivamente.

Referencias bibliográficas:
Educação tecnológica: desafios e perspectivas/ Mirian P.S.Zippin Grinspum(org.)-3. Ed.rev.ampl-São Paulo:Cortez, 2009.
Conhecimento Cultura e linguagem/ Guiomar Namo de Mello(org.) gráfica Alves- Belém PA, 2007.


Comentários