A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AS ESCOLAS DA
REGIÃO BRAGANTINA
Larissa Thátia e Michelle Pinheiro
A educação no mundo
de hoje tende a ser tecnológica que por sua vez vai exigir o entendimento e
interpretação de tecnologia. Não podemos deixar de notar que a atual geração de
estudantes já nasceram conectados. No entanto, como podemos utilizar as
tecnologias para melhorar o desenvolvimento das atividades em sala de aula? Algumas
pesquisas confirmam que a utilização, dessas tecnologias facilita a
aprendizagem escolar, além de auxiliar o professor nas atividades realizadas em
sala de aula.
A educação tecnológica
pode transformar assuntos mais complexos em didáticos e de fácil compreensão,
apenas acessando, por exemplo, páginas que exemplificam o que está sendo
ensinado. A absorção das novas tecnologias nas aulas poderá ainda aumentar a
participação, a criatividade e a pro-atividade.
Considerando que a
educação é uma pratica social não podemos ignorar os avanços tecnológicos que
ocorreram nas últimas décadas, portanto, a tecnologia caracteriza-se, de uma
maneira geral, segundo Grinspun (2009; p. 75) “como um conjunto de
conhecimento, informações e habilidades que proveem de uma inovação ou invenção
cientifica, que se operacionaliza através de diferentes métodos e técnicas e
que é utilizado na produção e consumo de bens e de serviços”, ou seja, a
tecnologia tem um papel fundamental nesse processo, no sentido de promover ações
que contribuam para gerar novos conhecimentos e evitar que estudantes sejam meros
consumidores ou façam o uso equivocado desses instrumentos. Portanto o que
vemos é que a evolução tecnológica acaba formando uma cultura, onde o uso da
mesma é insubstituível.
Quanto à realidade da
sociedade bragantina é notória a falta de recursos tecnológicos suficientes
para a demanda de alunos, que em sua maioria são máquinas que precisam de manutenção,
porém ainda não há a devida assistência a esses equipamentos, que muito
poderiam contribuir para o aprendizado dos alunos nas escolas. Então, como
podemos utilizar esses recursos tecnológicos na escola, partindo dessa
realidade?
Através do
compartilhamento de informações, saberes e opiniões, gerando o que ficou
conhecido como inteligência coletiva. O pensador francês Pierre Lévy corrobora
dizendo que: “A inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda
parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real que resulta em uma
mobilização efetiva das competências”, ou seja, é necessário que os professores
aprendam não somente a técnica da informática, mas também socializar seus saberes
através da interdisciplinaridade, promovendo o conhecimento, através de Criações
de blogs, socialização de sites de pesquisas, produção de textos digitais que além
de tornar o aluno critico aprendam a produzir inteligência coletivamente.
Referencias
bibliográficas:
Educação tecnológica:
desafios e perspectivas/
Mirian P.S.Zippin Grinspum(org.)-3. Ed.rev.ampl-São Paulo:Cortez, 2009.
Conhecimento Cultura e
linguagem/ Guiomar
Namo de Mello(org.) gráfica Alves- Belém PA, 2007.
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