DIÁLOGOS DE SABERES: ENTREVISTA
COM UMA PROFESSORA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA M. E. F. THEODOMIRA
LIMA
Hildenyze Rosa
Kátia Cavalcante
O uso das tecnologias
nas escolas públicas faz parte da Política Brasileira de Informática Educativa implementada
pelo Governo Federal desde 1984. Essa iniciativa de levar computadores às
escolas públicas brasileiras tem como objetivo estimular o desenvolvimento da
pesquisa multidisciplinar voltada para a aplicação das tecnologias de
informática no processo ensino-aprendizagem. Essas mudanças que adentraram os
espaços das escolas trouxeram aos professores o desafio de aprender a lidar com
a novidade em sala de aula, bem como reconhecer a necessidade de reflexão da
prática pedagógica, a qual, desde então, necessita se adequar às demandas de
uma sociedade contemporânea, regida pela construção do conhecimento em
diferentes espaços virtuais.
Nessa perspectiva,
faz-se necessário repensar a formação de professores da escola básica. Partindo
desse pressuposto e como proposta da disciplina Técnicas e Recursos Pedagógicos
visitamos no mês de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodomira
Lima e dialogamos com a Profª Esp. Sandra Patrícia Nascimento Kuroki*,
atualmente docente da Sala de Informática dessa instituição, no turno da noite,
no município de Bragança. Na ocasião, a professora relatou sobre as
transformações que estão ocorrendo na rede municipal de ensino desde inicio do
ano de 2018. A atual gestão da Semed (Secretaria Municipal de Educação), através
da Equipe que coordena as Salas de Informática, fez uma reformulação nesse
espaço pedagógico transformando-o na disciplina Informática Educativa,
superando a visão de um lugar utilizado apenas como suporte às atividades
curriculares da escola e atendendo às necessidades dos projetos desenvolvidos
em sala de aula.
Esse ambiente agora apresenta um caráter
autônomo em suas atividades curriculares, tendo como propósito instrumentalizar
os discentes para fazerem uso dessa tecnologia no seu cotidiano. Na opinião da
professora, essas transformações são positivas para o melhor desenvolvimento da
prática educativa dentro desse ambiente de ensino, que contribuirá
significativamente para o aprendizado sociocultural dos alunos, uma vez que hoje
vivenciamos a inclusão digital nas mais diversas esferas da sociedade.
Embora, as
transformações pareçam promissoras quanto ao uso das tecnologias no município
de Bragança, vale ressaltar que ainda há alguns entraves que dificultam a
acessibilidade dos alunos às ferramentas tecnológicas e ao pleno exercício da
prática educativa. As problemáticas observadas foram: estrutura física
desproporcional com a demanda de alunos, quantidade de equipamentos
insuficientes, falta de manutenção nas máquinas, dificuldade de executar ações
em parceria com outros profissionais da educação devido à indisponibilidade de
tempo, incoerência entre o programa (Linux) utilizado na escola com os
programas usados no cotidiano e pouca formação pedagógica específica para os
docentes que atuam na disciplina Informática Educativa.
Algo que nos chamou
muito atenção foi a disposição da professora Patrícia Nascimento em garantir a
inclusão digital dos seus alunos apesar das dificuldades apresentadas acima.
Ela sempre está preocupada com o que vai ensinar, como promover esse ensino de
forma significativa, a partir da realidade dos alunos. Suas avaliações servem
para averiguar o aprendizado adquirido e o que ainda o aluno não assimilou como
conhecimento básico para o uso das tecnologias no dia a dia. Desse modo,
consideramos que a atividade foi satisfatória à discussão da disciplina para a
formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia da Faculdade de Bragança.
Alunos da FABRA
Professora Patrícia Kuroki
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