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FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Acadêmicos: Maciel Cunha e Rosiane Ferreira

Apresentando, pois, as três palavras contidas na referida temática e fortalecendo o conceito de cada uma delas; a filosofia é literalmente a busca incessante de conhecimento, que se utiliza das reflexões de pensamentos, do senso crítico e, sobretudo das indagações. E tendo em vista a educação, entenda-se que seja um ato de instruir. É uma preparação para a vida do ser humano enquanto aquilo que o permite a ser construído em si e para um grupo social. A tecnologia é um mecanismo que aperfeiçoa as habilidades do ser humano e possibilita a velocidade da informação dos conhecimentos do mesmo.
Conhecendo um pouco do que foi mencionado, vale ressaltar, que nas implicações para a prática pedagógica, a filosofia possibilita a forma de pensar para a concretização da mesma; e a educação fortalece o sistema de como instruir ou propriamente de como chegar a esse processo de concretização; e a tecnologia, categoricamente, ajuda ampliar e agilizar para esse mesmo fim.
Querendo, pois, ratificar, o indivíduo não só aprende com a educação, como também, se posicione frente aos fatos e a realidade que existe dentro e fora dele. Essa atitude crítica e pensamento crítico constituem o que se pode denominar de uma atitude filosófica em relação a sua própria identidade que o circunda, em termos de uma educação para viver a era tecnológica e para pensar sobre os valores subjacentes ao indivíduo que pode criar, usar e transformar a sociedade a partir das tecnologias.
Mas dentro desse contexto, percebe-se a necessidade de analisar concretamente as implicações sociais e culturais da informática é multiplicada pela ausência radical de conhecimentos necessários para viver neste domínio.
Entretanto, visando a resolver tais complicações nos meios tecnológicos, é preciso fazer desta dimensão um itinerário que pode ser moldado e corregido. Assim, se concretiza a expressão à luz de uma filosofia que oriente a educação do sujeito para que ele seja tanto capaz de criar a tecnologia, como desfrutar da tecnologia e refletir sobre a sua influência na sua própria formação e de toda sociedade.

REFERÊNCIAS

Educação tecnológica: desafios e perspectivas / Mirian P. S . Zippin Grinspun (org.). – São Paulo: Cortez., 2009.

Cibercultura / Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. – São Paulo: Ed. 34, 1999.

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