RECURSOS TECNOLÓGICOS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Joseli Tavares
Rayssa Ramos
Esse
texto objetiva fornecer informações aos professores da Educação Básica, a fim
de que estes tenham subsídios de uso de tecnologias da informação e comunicação,
especialmente em espaços virtuais, entre elas:
Facebook
É uma rede social que é uma das
maiores tanto em número de acesso quanto de usuários, podendo-se acessar por
diversos modelos de dispositivos como o computador, tablete e smartphone. Essa
ferramenta é gratuita que conecta pessoas de diversas partes do mundo e, devido
ao seu alto alcance, já auxiliou pessoas que tinham perdido contato com amigos
e familiares a se reencontrarem dentro do site.
O
mesmo tem se tornado uma excelente ferramenta de comunicação escolar.
Professores e diretores podem utilizar a rede social como um meio de troca de
informações, compartilhamento de artigos, conteúdos das aulas, e também para
estimular discussões entre os estudantes. para discussões ou interação com pais
e alunos. Esse ambiente virtual acaba oferecendo um auxilio importante para
dinamizar as aulas e aproximar a escola da realidade dos alunos. Os benefícios
de incluir a rede social no processo de ensino-aprendizagem usado. Segue abaixo
um link de como criar um facebook.
Blog
Os blogs (ou
videologs), permitem a atualização constante da informação, pelo professor
e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas, individuais e
em grupo, e a divulgação de trabalhos. Possibilitam que os docentes acompanhem
o progresso de cada aluno, nas ideias e na exposição escrita destas. Com a
crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os videologs são cada vez mais importantes na educação e se integram a
outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica. Segue abaixo um link do
tutorial de como criar e utilizar um blog que venha contribuir com informações
e divulgação pessoal e demonstração da identidade.
Wiki
O Wiki e o Google Docs são importantes para a construção
de ideias e para escrita colaborativa,
objetivando melhorar o que os outros colegas fizeram. Podem contribuir para o
amadurecimento da classe, uma vez que permitem que todos os alunos aprendam
entre si. O professor pode ver o crescimento do grupo, analisando as diferentes
versões de um projeto ou texto, logo abaixo encontra-se um link que dar acesso
ensinando a criação de um Wiki:
Podcast
Mais
conhecido como (programa de áudio ou
também de vídeo digital), é um recurso popular que tem como função de criar
arquivos digitais sonoros, programas de rádio na internet ou podcast. A utilização mais promissora do
podcast acontece quando os alunos produzem
seus próprios programas e projetos e os divulgam. Está no cotidiano dos jovens
tendo uma linguagem familiar e habitual sendo assim mais estimulante para o
aluno do que só fazer leituras ou ouvir um professor, além de permitir que a
própria aula seja gravada. Além de ser uma aprendizagem interessante, fácil,
rica e econômica, liberando os professores da rotina de transmissão do
conteúdo.
O
ideal para essa ferramenta é que a mesma faça parte do planejamento da
disciplina ou do módulo e que ele seja utilizado de forma criteriosa para
provocar maior motivação e adesão pelos alunos, precisando ser planejado para
produzir conteúdos interessantes que podem ser baixados ou acessados quando for
conveniente. Segue abaixo um link de como criar um Podcast:
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