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RECURSOS TECNOLÓGICOS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Joseli Tavares
Rayssa Ramos

Esse texto objetiva fornecer informações aos professores da Educação Básica, a fim de que estes tenham subsídios de uso de tecnologias da informação e comunicação, especialmente em espaços virtuais, entre elas:
Facebook
É uma rede social que é uma das maiores tanto em número de acesso quanto de usuários, podendo-se acessar por diversos modelos de dispositivos como o computador, tablete e smartphone. Essa ferramenta é gratuita que conecta pessoas de diversas partes do mundo e, devido ao seu alto alcance, já auxiliou pessoas que tinham perdido contato com amigos e familiares a se reencontrarem dentro do site.
               O mesmo tem se tornado uma excelente ferramenta de comunicação escolar. Professores e diretores podem utilizar a rede social como um meio de troca de informações, compartilhamento de artigos, conteúdos das aulas, e também para estimular discussões entre os estudantes. para discussões ou interação com pais e alunos. Esse ambiente virtual acaba oferecendo um auxilio importante para dinamizar as aulas e aproximar a escola da realidade dos alunos. Os benefícios de incluir a rede social no processo de ensino-aprendizagem usado. Segue abaixo um link de como criar um facebook.

Blog
            Os blogs (ou videologs), permitem a atualização constante da informação, pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas, individuais e em grupo, e a divulgação de trabalhos. Possibilitam que os docentes acompanhem o progresso de cada aluno, nas ideias e na exposição escrita destas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os videologs são cada vez mais importantes na educação e se integram a outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica. Segue abaixo um link do tutorial de como criar e utilizar um blog que venha contribuir com informações e divulgação pessoal e demonstração da identidade.


Wiki
            O Wiki e o Google Docs são importantes para a construção de ideias e para  escrita colaborativa, objetivando melhorar o que os outros colegas fizeram. Podem contribuir para o amadurecimento da classe, uma vez que permitem que todos os alunos aprendam entre si. O professor pode ver o crescimento do grupo, analisando as diferentes versões de um projeto ou texto, logo abaixo encontra-se um link que dar acesso ensinando a criação de um Wiki:

Podcast
Mais conhecido como (programa de áudio ou também de vídeo digital), é um recurso popular que tem como função de criar arquivos digitais sonoros, programas de rádio na internet ou podcast. A utilização mais promissora do podcast acontece quando os alunos produzem seus próprios programas e projetos e os divulgam. Está no cotidiano dos jovens tendo uma linguagem familiar e habitual sendo assim mais estimulante para o aluno do que só fazer leituras ou ouvir um professor, além de permitir que a própria aula seja gravada. Além de ser uma aprendizagem interessante, fácil, rica e econômica, liberando os professores da rotina de transmissão do conteúdo.
O ideal para essa ferramenta é que a mesma faça parte do planejamento da disciplina ou do módulo e que ele seja utilizado de forma criteriosa para provocar maior motivação e adesão pelos alunos, precisando ser planejado para produzir conteúdos interessantes que podem ser baixados ou acessados quando for conveniente. Segue abaixo um link de como criar um Podcast:


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